sábado, 14 de março de 2009

Luta pelo Piso Salarial dos Professores se inicia em 2009 com greve no Sergipe


A Luta pelo Piso Salarial dos professores já começou em 2009.

Os professores da rede estadual de ensino de Sergipe iniciaram na segunda-feira, dia 09, GREVE pela implementação da Lei Federal do Piso Salarial dos professores, que é de 950 reais.
Durante a semana, os professores fizeram panfletagem e caminhada nas principais avenidas de Aracaju. Na última quarta-feira (11), representantes do Sintese (Sindicato de Trabalhadores em Educação do estado de Sergipe) se reuniram com três secretários estaduais: Fazenda, Educação e Administração, por cerca de duas horas, mas não chegaram a um acordo.
Na quinta (12), diante do resultado da reunião com o governo, os professores se reuniram em assembléia e decidiram manter a greve.
O Sindicato dos professores do Sergipe afirma ainda que o governo do estado vem utilizando irregularmente verba do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica). A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação informou que, na próxima segunda-feira (16), deverá ocorrer uma entrevista coletiva para falar do assunto.

Professores municipais de Aracaju também irão participar da Luta!
Na próxima segunda-feira (16), docentes da rede municipal de ensino de Aracaju farão um protesto em frente à Prefeitura Municipal. A categoria também pede o pagamento do piso nacional do magistério e deve entrar em greve.Cerca de 250 mil estudantes estão sem aulas.


Menos que o Salário Minímo: Um Absurdo!
Vale destacar que os professores no Sergipe, que tem formação média, ganha menos de um salário mínimo, que a partir de março de 2009 é de 465 reais. Um professor com Nível Médio ganha 425 reais para uma jornada de 40 horas semanais. Com a Lei do Piso, um professor de nível médio, não pode ganhar menos que 950 reais, isso sem as gratificações.
Um professor com Nível Superior ganha no Estado do Sergipe aproximadamente 800 reais, valor inferior ao aprovado por lei.
Menos que um salário mínimo para os professores é um absurdo! é uma vergonha.
É um retrato do descaso da educação pública em nosso país.

Todo apoio a Luta dos Professores do Sergipe
A Greve dos companheiros do Sergipe é mais que legitima.
É uma luta justa.
Injustiça é não cumprir a Lei que foi aprovada e sancionada pelo Presidente. Lei aprovada tem que valer.
Todo apoio a luta dos professores sergipanos.


Fontes: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/03/13/ult105u7721.jhtm

Nenhum comentário: