domingo, 22 de março de 2009

IDESP não altera a Qualidade do Ensino


Essa semana, muito foi discutido sobre o IDESP (índice de desenvolvimento da Educação de São Paulo), após a divulgação dos dados pela Secretaria Estadual de Educação. Muitas notícias foram veiculadas pelos jornais e os professores muito discutiram.
A discussão feita pelos professores foi em torno do "Bônus" que irão receber. No entanto, o fundamental não foi discutido, a qualidade da Educação. O próprio "pai" do IDESP criticou a forma com que este índice foi usado pela SEE.
Na minha opinião, o IDESP não muda a qualidade do Ensino Público, pois este índice é só um índice, são numeros e estatísticas que podem ser manipuladas.
Este índice não muda a estrutura do ensino, e para que haja ensino de qualidade, a mudança precisa ser estrutural. Para isso é preciso muito investimento e muita vontade politica.
Muitas escolas atingiram sua "META", isto é, um número, um indice, mas sua realidade em nada mudou. As salas continuam superlotadas, mal ventiladas, deterioradas, sem material pedagógico e didático. As condições de trabalho dos professores continuam precárias, mesmo nas escolas onde este índice inutil plagiado pelo PSDB (o idesp é identico ao IDEB do governo federal) tenha aumentado.
O IDESP será usado apenas para calcular o "Bônus" por desempenho que os professores irão receber. Assim, nada de aumento ou reajuste salarial. A desvalorização do professor continua. Em nada muda.
Outro ponto. Muitas escolas tiveram altos índices no IDESP, mas como a "Meta" não foi atingida, haverá professores que não receberão seu "Bônus"! Exemplo dos absurdos cometidos pelo neoliberalismo tucano.
Quero deixar claro que sou contra essa politica, que é excludente e não valoriza os professores.
Depois de mais de catorze anos de admisntração do PSDB, a educação pública em São Paulo não avançou, só retrocedeu.
Agora, com o IDESP nada avança, nada muda. Só mais estatiscas para deixar o Banco Mundial Feliz.

De que adianta pintar a faixada, se o aliçerce está deteriorado. Assim é o IDESP!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu como professora acho o idesp uma merda meus colegas de ieabalho quase se matam por causa do bonus e se nao vao bem ai querem fazer greve.O governo é outro senvergonha nos dando essa gratificaçao idiota em vez de nos pagar com um bom sálario .É isso .