quinta-feira, 5 de junho de 2008

Pedagogia da Autonomia

Ensinar não é transferir conhecimento.

O mestre Paulo Freire, em seus múltiplos ensinamentos nos ensinou que é preciso uma prática docente que leve em conta a AÇÃO - REFLEXÃO - AÇÃO. E desse modo, deixou claro que a complexa arte de ensinar não se resume apenas em transferir conhecimentos; e ainda, que o conhecimento é algo difícil de se medir.
Em seu livro Pedagogia da Autonomia, no capitulo 2, Freire elenca e explica uma série de elementos necessários a reflexão docente que busca levar à superação de que ensinar é transferir conhecimento. Coloco aqui esses elementos:
  • Ensinar exige consciência do inacabamento;
  • Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado;
  • Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando;
  • Ensinar exige bom senso;
  • Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores;
  • Ensinar exige apreensão da realidade;
  • Ensinar exige alegria e esperança;
  • Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível;
  • Ensinar exige curiosidade.
Nesta lista de elementos, fica evidente que há uma série de exigências necessárias as habilidades dos docentes, para que estes possam superar a prática de ser apenas transmissores de conhecimento, o que permite aos professores orientarem suas ações e reflexões.
É um capitulo, na vasta obra do autor que deve ser lido (e relido) com atenção. Há também a necessidade de se debater, de forma aprofundada, cada um dos itens destacados acima.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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