quinta-feira, 1 de maio de 2008

Luta por Melhorias na Educação - Mundo.


A Educação de Qualidade é fundamental para a construção de sociedade mais crítica e com melhores condições de desenvolvimento humano e social. Sem educação não haverá mudanças, não haverá Revolução. Para melhorar a Educação, é necessário que haja investimentos e políticas públicas que atendam as necessidades da população e que valorizem os professores. Não se pode administrar as escolas da mesma maneira que se administra uma empresa. A Educação não pode ser vista como uma mercadoria, não pode ser vendida; e o desempenho dos alunos não pode ser visto apenas como algo quantitativo, como um produto final. Por isso é preciso uma mudança radical na estrutura e nas políticas educacionais no atual sistema-mundo que estamos vivendo.

O neoliberalismo econômico impõem políticas educacionais que parecem não se preocupar com a qualidade do ensino público, mas apenas com o quantitativo. Nesta lógica, excluem-se disciplinas de humanidades do currículo escolar, reduz-se a carga horária, aumenta o numero de alunos por sala, que ficam superlotadas. Pouco se investe na qualificação e formação de professores, que são desvalorizados, e possuem carga horária elevada. O Estado, como administrador investe pifiamente para mudar esse quadro. A lógica dos Estados neoliberais é investir pouco e formar mais.

Portanto, é necessário lutar para esse quadro mudar, e dia 29 de Abril de 2008 foi marcado por lutas que pedem melhorias na Educação na França e na Espanha.

Na França, a luta dos professores é contra as reformas do governo, que reduziu a carga horária nas escolas, gerando desemprego. Os licenciados decretaram guerra contra o Estado, e suas políticas neoliberais.

Na Espanha, algumas das principais reivindicações é por uma educação laica, aumento da carga horária das disciplinas de Filosofia, História e Educação Física, redução do número de alunos por sala de aula (máximo 25 alunos) .

Só a Luta muda a Vida!
Melhor educação é melhor cidadania!
Só a Revolução derrota velhas Estruturas!

Saiba mais sobre a Luta dos Professores na Espanha.

4 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Thais, vim agradecer a visita. E seu texto está cheio de verdades.

Grande beijo

rui disse...

A acumulação de conhecimentos sem dar aos alunos ferramentas de análise e crítica faz da sociedade um rebanho de ovelhas muito fácil de manipular.

A foto da Espanha é na Galiza, o cartaz está escrito em galego, a minha língua, adoro vê-la no seu blogue. Saudos.

Anônimo disse...

Thais concordo plenamente com o que esta escrito ai em seu documentario! A educaçao esta pecima mesmo, sem fala q o salario dos professores esta muito baixo.



Grande BjO

Anônimo disse...

Thais concordo plenamente com o que esta escrito ai em seu documentario! A educaçao esta pecima mesmo, sem fala q o salario dos professores esta muito baixo.



Grande BjO