sexta-feira, 9 de maio de 2008

Filosofia e Sociologia. Vitória e conquista após 11 anos de lutas.

Desde 1971 excluídas das escolas pelo regime militar, a sociologia e a filosofia voltam para o ensino médio, obrigatórias, como todas as outras matérias.

Só falta o Lula sancionar.

Só falta a sanção para que Filosofia e Sociologia voltem ao ensino médio

O Senado acolheu ontem o projeto que inclui a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias do ensino médio (PLC 4/08). Já aprovada pela Câmara, a matéria vai à sanção presidencial.

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na terça-feira, e foi incluído na pauta do Plenário após aprovação de requerimento de urgência apresentado pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Na discussão da proposta, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) saudou o retorno das duas disciplinas ao ensino médio, 37 anos depois de serem excluídas do currículo por decisão do regime militar que governou o país (1964-1985). As duas matérias foram, então, substituídas pela disciplina Educação Moral e Cívica. Ideli observou ainda que a proposição tramitava havia 11 anos no Congresso Nacional.

As duas disciplinas permitem à juventude acessar todas as matérias do conhecimento, permite que se formem conceitos, caráter moral e que as pessoas tenham uma visão humanista. Fizemos um acordo e votamos o projeto por unanimidade. Hoje, fizemos um grande benefício à juventude brasileira ? avaliou a senadora.

Texto publicado no site do SENADO.

Nenhum comentário: