Desde o regime militar, as disciplinas de humanidades passaram a ser "prejudicadas" no curriculo escolar. A Sociologia foi substituída por Educação Moral e Civica; foi criada OSPB e a história e geografia foram jogadas dentro da disciplina de estudos sociais, matérias que serviam apenas para "estimular o amor a pátria" mas, sem questionamentos e sem a compreensão da sociedade brasileira, ou mesmo do lema "ordem e progresso" estampado na bandeira nacional. Da forma que eram lecionadas, apenas a "decoreba", não despertava interesse em aluno algum, ou em poucos. A disciplina de filosofia, nem se ouvia falar.
Para que aprender a questionar e a pensar de forma mais sistematizada? Mais humana? Não deveria ser este o objetivo da educação? Ensinar a pensar e refletir de forma critica e sistematizada? Não! essas disciplinas apenas serviam ao discurso político e ideológico da elite conservadora que estava no poder. Esta mesma elite criou os cursos Técnicos e Profissionalizantes, escolas diferenciadas para a classe trabalhadora.
Com a Redemocratização brasileira dos anos 90, isso começou a mudar. História e Geografia, se tornaram obrigatórias e passaram a ser lecionadas de forma mais critica, buscando interpretar e compreender melhor os fatos históricos, sociais e político-econômicos.
O mesmo não aconteceu com a Sociologia e com a Filosofia. Essas duas disciplinas hora entram hora saem da grade curricular do ensino médio, o que só prejudica a educação de cunho humanista e não favorecem o estabelecimento de conteúdos pedagógicos.
Amparada pelas reformas neoliberais, e por interesses privados, o ensino técnico é sempre inserido com muita ênfase, nas escolas públicas.
Ontem, foi aprovado pela comissão de educação no Senado a lei (04/08) que vai alterar a LDB (lei - 9394/96) e consolidar Sociologia e Filosofia como disciplinas obrigatórias no Ensino Médio. Essa lei ainda precisar ser votada no Senado e depois deverá ser sancionada pelo Presidente da República. Essa mudança na legislação é fundamental para as escolas oferecerem uma educação humanista mais sólida.
Quero deixar claro que não sou contrária a educação técnica e profissionalizante, só acredito que este tipo de ensino deve ocorrer após a conclusão, ou de modo paralelo ao Ensino Médio.
Espero ainda que possamos avançar rumo a uma formação mais humanista de nossos educandos, garantindo a todos uma formação de qualidade, que estimule o pensamento critico e que formem cidadãos mais conscientes e inseridos na Sociedade-Mundo; e não apenas formados para o mercado de trabalho, como mão-de-obra barata.
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