Reunidos em assembléia na Praça da República em 27 de março último, professores de todo o Estado deram início à campanha salarial e educacional de 2009. Os presentes aprovaram a pauta de reivindicações e o calendário de atividades em defesa da escola pública e dos direitos dos profissionais da educação.
A assembléia repudiou qualquer política de bonificação e gratificações e aprovou a continuidade da luta por um reajuste que reponha as perdas salariais(27,5%), extensivo aos aposentados; estabilidade a todos os professores admitidos em caráter temporário; ingresso por concurso público classificatório; incorporação de todas as gratificações; garantia de 33% da jornada para atividade extraclasse (conforme determina a Lei do Piso); novo Plano de Carreira; piso do Dieese; entre outros itens.
A substituição da secretária de Educação Maria Helena Guimarães de Castro foi comemorada pelos professores, porém, não alterará as ações em defesa dos direitos, da escola pública e do reconhecimento social do Magistério. Nos próximos dias, a diretoria da APEOESP encaminhará a pauta de reivindicações ao novo secretário com solicitação de audiência.
Como parte das ações de luta, a categoria aprovou o seguinte calendário:
30/03: participação no ato conjunto das centrais sindicais em defesa do emprego
02/04: presença da APEOESP durante votação das diretrizes nacionais da carreira do Magistério que acontecerá no Conselho Nacional de Educação (MEC)
02/04: ato em frente ao Supremo Tribunal Federal pela aplicação da Lei do Piso Salarial Nacional
20 a 24/04: Semana Nacional em Defesa da Educação Pública organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
24/04: dia de paralisação em todas as escolas. Realização de nova assembléia dos professores.
Fonte: Apeoesp - Fax Urgente 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário