domingo, 6 de abril de 2008

Diversificação do Curriculo do Ensino Médio nas Escolas Públicas Paulistas.

Este ano, mais uma vez, o currículo do EM das escolas públicas de São Paulo sofreu mudanças.
Uma delas foi a redução da carga horária de disciplinas de Humanidades (Filosofia e Geografia foram reduzidas, Sociologia e Psicologia foram excluídas). As Ciências Humanas sempre foram colocadas em segundo plano, e sempre são prejudicadas quando há mudanças no currículo ou na carga horária no ensino público; como se não houvesse a necessidade de formar cidadãos conscientes e com pensamento crítico.
As mudanças curriculares sempre favorecem as disciplinas de Português e Matemática, pois toda mudança sempre acaba ampliando a carga dessas disciplinas, e em 2008 não foi diferente.
Qual é o motivo que leva as Ciências Humanas serem sempre prejudicadas e desqualificadas ?
Será que os alunos do E.M. paulista não precisam pensar? Não precisam conhecer a realidade social e política de nosso Estado e de nossa Nação?
Logo, os alunos da rede pública paulista não terão mais consciência e não saberão nem mais o que é Nação, Estado, Estado-Nação e Sociedade.

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