quarta-feira, 2 de abril de 2008

A Aprendizagem como foco.

A rede pública do Estado de São Paulo implantou recentemente uma nova proposta curricular e uma nova proposta pedagógica, ambas embasadas na LDB e nos PCN´s. Esta nova proposta da Secretaria Estadual da Educação-SP coloca como um de seus focos a Aprendizagem. Dessa forma, o foco deixou de ser Ensino, e está voltado para a Aprendizagem.

É comum os professores pensarem: "hoje vou ensinar meus alunos um conceito ou tema novo", pois o foco sempre esteve no Ensino. Dentro da nova perspectiva da SEE-SP, deve-se agora pensar da seguinte maneira: "hoje meus alunos irão aprender um conceito ou tema novo".

Não se pode pensar que a função do professor não é mais ensinar e que o professor deixou de ser o "Profissional do Ensino". Seria um equivoco tremendo pensar desse modo (como alguns foram levados).

É verdade que agora os professores são encarados, pela Secretaria da Educação Paulista como "Profissionais da Aprendizagem"; e não se deve temer essa nova denominação, pois penso que Professores são profissionais da Educação, e que, Ensino e Aprendizagem fazem parte de um mesmo processo, e o compromisso dos docentes, como sempre, ainda é a educação plena de todos.

Ensino e aprendizagem são indissociáveis; um depende fortemente do outro. Não se pode ensinar sem que alguém possam aprender. E ninguém pode aprender sem que haja alguém capacitado para ensinar.

Com o foco na Aprendizagem haverá diversas formas de ensinar os diferentes alunos, e haverá diversidades de métodos em uma mesma sala de aula, mas vale destacar que haverá unicidade nos resultados, que é o nosso sonho, a aprendizagem de todos.

Nenhum comentário: