sábado, 11 de agosto de 2007

Os edublogs

Os Edublogs, são blogs com conteudos educacionais.
Podem se tornar importantes ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.
A autora, Tíscar Lara, fez uma importante pesquisa sobre o uso dos edublogs dentro da prespectiva construtivista, e levanta, em seu artigo pontos importantes para que os educadores possam refletir e discutir.
É claro, que para o uso dos edublogs, é fundamental que as escolas tenham sala de informática e computadores conectados a internet.
Dessa forma, os Blogs, podem fazer parte do cotidiano escolar, sendo transformados em ferramentas importantes para os projetos que são desenvolvidos nas escolas, facilitando a transmissão dos conhecimentos produzidos pelos alunos.
A professora Tíscar Lara faz considerações que precisam ser levadas em conta antes de os alunos iniciarem a criação e o desenvolvimento de seu próprio blog.
  • Conversar com o aluno sobre as responsabilidades inerentes à publicação na Internet.
  • Ser leitor de blogs e, assim, aprender indiretamente novas técnicas para melhorar o já existente.
  • Os blogs fazem parte do sistema completo que é a Internet, isto é, não são as únicas ferramentas existentes para favorecer o modelo construtivista.

Com os edublogs, os alunos podem se tornar agentes construtores de conhecimento. E, em um mundo marcado pela infomação, torna-se necessário que os alunos aprendam a lidar com o uso e a seleçao de informações, principalmente, com as informações disponiveis na internet.

Mais informações sobre esse tema, clique aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Sua iniciativa é muito legal. Ela dá mais uma oportunidade aos alunos de ampliarem seus conhecimentos.
Parabens!!!

abraços

Thaís Maria Sperandio disse...

Olá Sergio,
A ideia não é minha não. Mas acho fundamental ensinar os alunos a lidar com as informações e com as ferramentas que existem atualmente. Além de ampliarem seus conhecimentos os Edublogs permitem aulas mais dinamicas e melhor preparo para o mercado de trabalho.