domingo, 27 de abril de 2008

Dia da Educação - 28 de Abril

Dia 28 de Abril, comemora-se o dia mundial da Educação. Mas, poucas pessoas sabem dessa data, inclusive professores e pedagogos.
A educação é algo essencial para a humanidade; e a importância da educação é dificil de ser quantificada ou definida.
No Brasil, precisa-se avançar muito quando o tema é educação. Nossos indíces em avaliações ainda são mediocres, os salários pagos a Educadores são baixos, muitas escolas não têm infra-estrutura adequada, e escolas das regioes mais carentes não possui sequer instalação de energia elétrica.
Cabe ao poder público melhorar as politícas na área da educação, e investir mais; pois ainda não investimos nem 5% de nossa riqueza (PIB) em Educação e Cultura. E, cabe a Sociedade brasileira cobrar mais e também valorizar os profissionais da Educação.
Espero um dia poder ver a Educação sendo mais valorizada e respeitada, aí sim, haverá o que festejar no dia 28 de abril.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

19 de Abril - Dia do Índio, porquê?


Está data 19 de Abril foi criada em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas, através do Decreto de Lei nº 5.540.

Pois durante a realização do I - Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940, os representantes de diversos países americanos decidiram convidar os indígenas, tema central do Congresso, para o evento. Entretanto, a comissão encarregada de fazer o convite encontrou resistência por parte dos indígenas, pois não era pra menos uma vez que já estavam habituados a emboscadas, perseguições e traições, mantinham-se afastados das reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas.

Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os indígenas resolveram comparecer em massa, e nesse dia era 19 de Abril de 1940.
Essa data por sua importância na história indígenista das Américas, foi dedicada à comemoração do Dia do Índio.

O mais importante é pensarmos que todo dia é dia de índio...

Respeitar e estudar as culturas indígenas é fundamental e de extrema importância.
Vale destacar a luta dessas populações para obterem a demarcação de seus territórios; e mais, mesmo quando os índios tem sua Terra demarcada, está é muitas vezes invadida.

Será que temos o que comemorar neste dia?

terça-feira, 15 de abril de 2008

Alteração na Lei Pode Prejudicar Professores e Alunos.

Mais um ataque do governo contra os professores: deputados da base governista mudam regras para ausência.

Nesta quarta-feira, 9 de abril, os deputados da base governista na Assembléia Legislativa aprovaram o Projeto de Lei Complementar 80/2007, de autoria do governador José Serra, alterando a forma de pagamento aos servidores que deixarem de comparecer ao expediente em virtude de consulta médica.

Embora mantenha o texto do artigo 1º da Lei Complementar 883/2000 – que estabelece que o servidor só poderá se ausentar do expediente devido à consulta médica mediante apresentação de atestado emitido não só pelo Iamspe, mas também por laboratórios regularmente constituídos ou por profissionais registrados nos respectivos conselhos de classe médica –, o texto aprovado determina que os professores poderão ausentar-se em virtude de consulta por até seis vezes ao ano e no máximo uma vez por mês. Ou seja, o docente que for acometido de qualquer doença deverá comparecer à sala de aula, independente da sua condição de saúde.

Os professores que acabarão indo dar aulas sem condições plenas de saúde,(pois faltar acarretará descontos ao já defasado salário da Categoria) não poderá oferecer aos alunos, aula e ensino de qualidade. Dessa forma, essa medida, pode comprometer ainda mais a qualidade do ensino nas escolas públicas paulistas.

Outra conseqüência desta Lei é que o número de Licenças Médicas irão aumentar, pois o docente que estiver doente, vai usar este recurso, o que poderá afastá-lo por um período de tempo maior que o necessário para recuperação de sua saúde.

Há quem diga que os professores faltam demais, fato que pode ser contestado. No entanto, a verdade (que a mídia e os governistas não dizem) é que faltam de condições de trabalho nas escolas; os professores se submetem a amplas jornadas de trabalho para obter um salário mais digno; Salas superlotadas; fora os estresses da profissão. Isso deixa o professor doente e sem condições de realizar sua importante tarefa; que é educar para o futuro.

É necessário, para melhorar a educação publica em São Paulo Políticas Públicas que valorizem os profissionais da educação, com melhores salários, salas com número adequados de alunos, com biblioteca e sala de informática equipadas e com funcionários que capacitados. É necessário ainda, investir na formação dos Professores.

Portanto, esta lei pode prejudicar professores comprometidos com a Educação e os alunos, e mais, acredito que não irá melhorar a qualidade da Educação Pública em São Paulo.

sábado, 12 de abril de 2008

Mais Respeito as Escolas Públicas

A Mídia burguesa paulista, vendida ao capital estrangeiro e aos interesses escusos da classe dominante, vêm degredando a imagem das escolas públicas. Basta abrir as páginas do Jornal Folha de São Paulo para encontrar matérias e mais matérias falando mal dos professores e dos alunos das Escolas Estaduais.

É preciso ter respeito com as Escolas Públicas Paulista, pois esta é a escola da Classe Operária e do Povo Brasileiro trabalhador. As escolas públicas hoje são democráticas, inclusivas, e para todos.

A Escola pública tem uma função social importantíssima, (isso a imprensa não diz) que é educar para a cidadania, ensinando a respeitar as diferenças sociais, culturais e econômicas. Falar mal da Escola Pública, é falar mal do povo brasileiro, e não se pode aceitar os ataques da mídia paulista preconceituosa e irresponsável.

Dia 10/04/2008, Pais, professores e alunos da Escola Estadual Prof. Fidelino Figueiredo indignados com matéria preconceituosa da jornal Folha de São Paulo fizeram uma manifestação contra a irresponsabilidade do jornal Folha de São Paulo e em defesa da escola pública de qualidade para todos/as.

Na matéria do jornal, Paulo Sampaio acusa os alunos da escola pública como possíveis ladrões e incita uma rivalidade entre "Escola rica x pobre" no subtítulo da matéria. Por tal irresponsabilidade, cerca de quarenta manifestantes exigiram do jornal a publicação de uma carta resposta.

A mídia precisa aprender a respeitar a Escola pública e sua população. E mais uma vez não podemos ficar calados contra as calúnias e injúrias que são publicadas e veiculadas pelos meios de comunicação. É preciso repudiar com veemência esses ataques e defender nossas escolas.

Mais sobre a manifestação:

Para ver as fotos da manifestação:

E para ver a matéria preconceituosa, divisionista e irresponsável publicada pela Folha clique aqui.

domingo, 6 de abril de 2008

Diversificação do Curriculo do Ensino Médio nas Escolas Públicas Paulistas.

Este ano, mais uma vez, o currículo do EM das escolas públicas de São Paulo sofreu mudanças.
Uma delas foi a redução da carga horária de disciplinas de Humanidades (Filosofia e Geografia foram reduzidas, Sociologia e Psicologia foram excluídas). As Ciências Humanas sempre foram colocadas em segundo plano, e sempre são prejudicadas quando há mudanças no currículo ou na carga horária no ensino público; como se não houvesse a necessidade de formar cidadãos conscientes e com pensamento crítico.
As mudanças curriculares sempre favorecem as disciplinas de Português e Matemática, pois toda mudança sempre acaba ampliando a carga dessas disciplinas, e em 2008 não foi diferente.
Qual é o motivo que leva as Ciências Humanas serem sempre prejudicadas e desqualificadas ?
Será que os alunos do E.M. paulista não precisam pensar? Não precisam conhecer a realidade social e política de nosso Estado e de nossa Nação?
Logo, os alunos da rede pública paulista não terão mais consciência e não saberão nem mais o que é Nação, Estado, Estado-Nação e Sociedade.

sábado, 5 de abril de 2008

Burocracia no Ensino Público.

A quem serve a Burocracia?

A Burocracia nas escolas serve apenas para atrapalhar o ensino e atrasar o trabalho pedagógico. Não ajuda em nada.

Por exemplo, as escolas públicas de São Paulo receberam um KitMultimidia (computador, impressora, televisão) que serão instaladas na sala dos professores, fato que permite aos docentes preparar aulas e ter acesso a internet. Mas, para a instalação deste Kit, há a exigência de 4 protocolos, de entidades diferentes. É apenas um computador que será instalado, e me pergunto, a quem interessa tanto carimbo e tanto papel? Tantas pessoas e empresas para instalar apenas 1 computador?
Perde-se tempo e atrapalha a vida de todos na Escola.

Essa Burrocracia só atrapalha a Educação. E olha que este é apenas um exemplo!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Nova Proposta Curricular Da Rede Estadual Paulista

No dia 02/04/2008 foi implementada pela Secretaria da Educação de São Paulo uma Nova Proposta Pedagógica e uma nova Grade Curricular para todas as escolas públicas de São Paulo, e para todos os níveis de ensino.
A grande vantagem da proposta pedagógica e da criação de uma grade curricular comum é que agora todas as escolas estaduais, independentes da região do Estado, se são do interior ou da capital, terão o mesmo currículo e os mesmos conteúdos. Isso irá proporcionar mais eqüidade na educação e consolidar uma REDE de ensino.
a adoção de uma grade curricular única evitará que alunos de uma mesma série aprendam conteúdos diferentes.

Como princípios centrais da nova Proposta Pedagógica, destaca-se:

1. Uma Escola que aprende;

2. O Currículo como espaço de cultura;

3. As competências como eixo da Aprendizagem;

4. Prioridade da competência de Leitura e Escrita;

5. A articulação das competências para aprender;

6. A contextualização no mundo do trabalho.


Para mais informações sobre a Proposta Pedagógica de Rede Estadual de São Paulo clique aqui

quarta-feira, 2 de abril de 2008

A Aprendizagem como foco.

A rede pública do Estado de São Paulo implantou recentemente uma nova proposta curricular e uma nova proposta pedagógica, ambas embasadas na LDB e nos PCN´s. Esta nova proposta da Secretaria Estadual da Educação-SP coloca como um de seus focos a Aprendizagem. Dessa forma, o foco deixou de ser Ensino, e está voltado para a Aprendizagem.

É comum os professores pensarem: "hoje vou ensinar meus alunos um conceito ou tema novo", pois o foco sempre esteve no Ensino. Dentro da nova perspectiva da SEE-SP, deve-se agora pensar da seguinte maneira: "hoje meus alunos irão aprender um conceito ou tema novo".

Não se pode pensar que a função do professor não é mais ensinar e que o professor deixou de ser o "Profissional do Ensino". Seria um equivoco tremendo pensar desse modo (como alguns foram levados).

É verdade que agora os professores são encarados, pela Secretaria da Educação Paulista como "Profissionais da Aprendizagem"; e não se deve temer essa nova denominação, pois penso que Professores são profissionais da Educação, e que, Ensino e Aprendizagem fazem parte de um mesmo processo, e o compromisso dos docentes, como sempre, ainda é a educação plena de todos.

Ensino e aprendizagem são indissociáveis; um depende fortemente do outro. Não se pode ensinar sem que alguém possam aprender. E ninguém pode aprender sem que haja alguém capacitado para ensinar.

Com o foco na Aprendizagem haverá diversas formas de ensinar os diferentes alunos, e haverá diversidades de métodos em uma mesma sala de aula, mas vale destacar que haverá unicidade nos resultados, que é o nosso sonho, a aprendizagem de todos.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Coordenação Pedagogica

A Coordenação Pedagógica tem por finalidade ajudar a elaborar e aplicar o projeto pedagógico da escola, dar orientações em questões pedagógicas e principalmente dar assistência aos professores, alunos e pais, de forma individual ou em grupo, buscando por um melhor desenvolvimento humano e social e do aprendizado. Objetiva também garantir a unidade e a continuidade da ação educativa, atuando antes, durante e após o processo de aprendizagem, em todos os níveis de sua competência. Desenvolve atividades que promovam atitudes positivas necessárias ao convívio social e a melhoria da vida escolar.