domingo, 2 de setembro de 2007

Alfabetização Cartográfica.

Uma grande dificuldade enfrentada pelos professores de Geografia, é a falta de alfabetização cartográfica dos alunos; que mal conseguem extrair informações simples de mapas ou cartogramas.

E não são apenas os alunos das séries iniciais que não são alfabetizados cartograficamente, há alunos ensino médio que não têem essas competências. Essa falta de alfabetização faz com que alunos não tenham noção de lateralidade; de escala e de proporção; não sabem construir legendas ou não sabem analisá-las. Falta a noção de Oriente e Ocidente, entre outras competências que os alunos deveriam ter se fossem cartograficamente alfabetizados.

Recentemente, verifiquei que a dificuldade dos meus alunos do 2 ano do Ensino Médio, tanto do ensino regular como os da Suplência, em apreender os diversos temas de Geografia do Brasil eram em detrimento da falta de alfabetização cartografica e do desconhecimento das Regiões Brasileiras. Percebi que muitos alunos desconheciam o mapa do Brasil, seus Estados e suas Regiões. Dessa forma, passei a ensinar as Regiões e a trabalhar as deficiências cartográficas. Percebi que os demais temas passaram a ser assimilados com mais familiaridade pelos alunos.

Por isso, acho fundamental que os docentes, principlamente os professores de geografia, elaborem atividade que estimulem a produção e a leitura de mapas, cartas ou cartas imagens.